PESSOAL: Mancha de Nascença



Eu sempre tive vergonha de ter essa mancha de nascença no rosto, em certos momentos eu me pegava pensando: Poxa, porque comigo? Se eu não tivesse essa mancha, eu seria mais bonita, teria mais amizades e será que alguém vai querer namorar comigo algum dia? Esses foram alguns dos meus pensamentos durante anos, eu chegava a chorar pensando em tudo isso que pra mim era muito ruim, e me fazia mal. 


Cresci com as pessoas frequentemente apontando e me encarando tentando decifrar o que havia acontecido para eu ser daquele jeito. Alguns até perguntavam se minha mancha de nascença era uma cicatriz, se eu sentia dores, se realmente era uma mancha de nascença, se era por causa de alguma queimadura ou se eu já havia pensado em fazer algum procedimento cirúrgico para retirar à macha. Confesso que isso não era nada agradável, e que eu me sentia muito mal com tudo isso, eu tinha em minha mente que a mancha me atrapalharia de algum modo na minha vida, tanto pessoal como profissionalmente.

Quando eu era mais nova e saía na rua e via algum menino que eu achava interessante, eu passava perto com a mão no rosto tentando esconder, disfarçar a mancha, porque eu sentia muita vergonha, de repente dele me olhar, ver a mancha e se assustar. Fiz isso por muito tempo, eu tinha a plena certeza que eu nunca me relacionaria com alguém, talvez pela pessoa sentir vergonha de namorar comigo e sairmos para lugares públicos e as pessoas ficarem olhando e comentando coisas sobre mim. Eu vivi momentos de baixa autoestima em diferentes fases da minha vida por ter uma mancha de nascença no rosto. Em determinadas situações sofri preconceito real, a sensação de ser olhada, encarada por ser “diferente” já é suficientemente constrangedora e isso me fazia super mal. A última coisa que eu desejava muitas vezes não ser notada, principalmente na adolescência. Então, perceber que as pessoas me olhavam e tentavam disfarçar, ou um silêncio repentino quando se entra num lugar, era motivo para eu ter vontade de enfiar a cabeça num buraco e ter a certeza que isso acontecia por causa da minha mancha. Aprendi a lidar com isso através dos anos, mas ainda sei exatamente quando alguém está olhando para a mancha no meu rosto, mesmo que hoje não me incomode mais. 




Assim que eu comecei a construir minha autoimagem na adolescência, eu olhava para todos os modelos e referências disponíveis e não encontrava ninguém como eu, era algo que me dava muita solidão. Até que um dia, parei para pensar que eu era muito mais do que a menina que tinha a mancha no rosto, a dálmatas quando alguém me apelidava ou coisa do tipo, parei pra pensar que a mancha era algo que fazia parte de mim, e que por estar no meu rosto, chamava atenção das pessoas e que isso não me fazia inferior em nenhum sentido e que eu não deveria mais sentir vergonha de sair na rua e tentar me esconder com as mãos no rosto, que eu não deveria mais ter a paranoia de nunca poder namorar alguém e que a pessoas que quisesse me namorar teria que me amar acima de tudo. 

Lembra do meu receio citado lá em cima de nunca namorar alguém? Ele havia voltado. Passado alguns anos, eu comecei a namorar, e achava que algo estava errado, não aceitando que alguém havia se interessado por mim finalmente, pela menina que tem uma mancha no rosto, fiquei muito surpresa e tinha em meus pensamentos: Será que é verdade mesmo? Não acreditando e com pensamentos negativos sobre nossa relação, resolvi me dar uma oportunidade de ser feliz e voltar a resgatar a minha autoestima. Comecei a ler diversos artigos na internet de auto aceitação, auto estima, e comecei a me amar ainda mais, aos poucos eu fui perdendo toda aquela vergonha por ter uma mancha no rosto, eu andava pelo centro de São Paulo e às vezes encontrava alguém com a mesma mancha que a minha, olhava surpresa e feliz ao mesmo tempo de ter encontrado pela cidade alguém como eu “diferente” para muitos. Depois que comecei a blogar, eu fiquei mais envolvida com as redes sociais e descobri alguns perfis no instagram que me fizeram enxergar além, me fizeram ver que EU SOU LINDA SIM! Que minhas fotos com a minha MANCHA aparente iriam ficar LINDAS SIM! Que já estava na hora de eu parar de me esconder atrás de edições de imagens. Mas Carla, você não usa maquiagem para esconder sua mancha? Esta aí uma pergunta que já me fizeram, eu já tentei alguns vezes no passado comprar diversas maquiagens para esconder minha mancha, mas como eu não sabia me maquiar muito bem deixei essa ideia de lado,  hoje em dia eu uso maquiagens sim, mas não para esconder a mancha, mas sim por gosto e ocasiões especiais, então se você me ver por aí, SIM, minha mancha vai estar bem aparente. Agora sinto a necessidade de parar de me esconder atrás de muitos filtros e edições de imagens e esses perfis no instagram de pessoas que também tem manchas de nascença no rosto que citei logo acima me fizeram ENXERGAR que a ACEITAÇÃO é TUDO!!! Ultimamente comecei a postar fotos minhas com menos edições de imagens e filtros exagerados em minha fotos, confesso que tive receio de perder seguidores no instagram, talvez pela pessoa me achar “diferente” demais, mas estou bem comigo mesma e é isso o que importa.. A e vocês lembram que citei bem lá em cima no texto que eu tinha começado a namorar? Pois é, agradeço a Deus pela pessoa maravilhosa que ele colocou em minha vida e que esta comigo já faz 4 anos.

Abaixo vou deixar os perfis do instagram que citei no texto e que foram importantes para mim...


@cassandranaud
@hellokaili

@silvyencasual
Que as pessoas percebam que nossa marca de nascença é PERFEITAMENTE NORMAL, e nos fazem bonitas (os) como pessoas!! VIVA A AUTOESTIMA.

POSTAGENS RELACIONADAS

COMENTE COM O FACEBOOK

6 comentários

  1. Sua mancha é um charme que você tem, mostra que você é única.

    www.diariodeumajujuba.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto e por essas palavras colocadas! Fico feliz que hoje você esteja feliz com você mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, hoje estou muito feliz comigo mesma, tanto por dentro como por fora. E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do texto!!

      Excluir
  3. oi lindona , te é linda com ou sem a mancha !! na vdd nunca tinha reparado ela , agora que to vendo , sua beleza transparece muito !! bjoos linda

    conheça meu canal e blog !!
    canal :https://www.youtube.com/channel/UCzceBIdqBeL8TODUx5NQrFA
    blog :www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir